Alunos da rede municipal de ensino realizam plantação de mudas em ação da SEMMA

27/06/2022 - 18:01 Atualizado há 5 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou nesta segunda-feira (27) mais uma ação que faz parte do Programa Cidade Mãe Sustentável. A atividade se deu por meio do projeto Cidade Verde, que consistiu na plantação de mudas de diversas espécies em praça pública, por alunos de rede municipal de ensino.

Alunos da Emef São Cristóvão em ação da SEMMA

De acordo com o secretário da SEMMA, Edmilson Brito, as ações realizadas através do projeto têm o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e deixar a população cada vez mais consciente da importância da praticar a sustentabilidade. “Esse projeto é de arborização nas praças da nossa cidade e nos espaços que um dia foram devastados, estamos trabalhando para recuperar. Esse é o nosso desafio, transformar a cidade de São Cristóvão em uma cidade sustentável, uma cidade verde, para que possamos respirar melhor, cada vez mais”, ressaltou.

Edmilson Brito, secretário da SEMMA

O prefeito, Marcos Santana, esteve presente durante a ação e destacou “hoje viemos à Praça da Matriz com os estudantes da Emef São Cristóvão, realizar o plantio de algumas árvores e com isso estimular as nossas crianças a preocupação pela preservação ambiental. As árvores plantadas são nativas da região e tudo isso é alusivo à semana do meio ambiente, período em que reforçamos o aprendizado e aculturamento para fazer com que esses jovens sejam agentes de mudança quanto à garantia de que tenhamos um desenvolvimento sustentável para as gerações atuais e para as futuras gerações".

Marcos Santana, prefeito

O evento também contou com a presença da secretária de educação, Deise Barroso, que não escondeu a felicidade ao ver a participação efetiva dos alunos nesta atividade. “Hoje foi uma manhã muito rica para nós, por estarmos com os nossos alunos participando desse momento tão bonito, que é o plantio de uma árvore. Eles estão se sentindo importantes e o plantio trouxe um senso de responsabilidade por aquela árvore, pelo pós-plantio. A educação proporciona ao aluno, dentro da educação ambiental, a ter cuidado com a mãe natureza, pois é dela que tiramos tudo para a nossa sobrevivência”, explicou.

Deise Barroso, secretária da Semed

Para a professora de ciências da Emef São Cristóvão, Nátali Lima, “esses alunos acabam vivenciando na prática o conteúdo que é compartilhado em sala de aula, o que contribui para a conscientização deles enquanto cidadãos, do seu papel no município, sobretudo no que se refere à natureza”, pontuou.

Nátali Lima, professora de ciências da Emef São Cristóvão

Fotos: Inácio Prado