Agosto Lilás é encerrado homenageando mulheres sancristovenses

31/08/2021 - 15:29 Atualizado há 20 horas

Uma manhã para enaltecer o papel da mulher sancristovense por suas vivências, lutas e perseveranças. Dessa forma, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast), celebrou o Agosto Lilás entregando placas homenageando as mulheres retratadas pelo “Projeto Elas Inspiram”, iniciativa implantada em maio deste ano, que culminou em exposições e palestras.

“Estamos representando as mulheres de nossa cidade, que lutam por um mundo melhor. Mostramos que a nossa força nos leva a diferentes conquistas, e este é um momento de gratidão. Preciso dizer para que todas nós, mulheres de São Cristóvão, acreditemos que podemos fazer sempre mais e melhor. Nós somos capazes de estarmos onde quisermos e fazermos o que desejarmos”, disse a artesã, Simone Gonçalves, uma das homenageadas do dia.

O mês de agosto ganhou cor, e passou a ser conhecido como Agosto Lilás, sendo um período de conscientização pelo fim da violência contra mulher. Trata-se de uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data da sanção da Lei 11.304/2006, conhecida como Lei Maria da Penha - que completou 15 anos no último dia 7 de agosto deste ano.

Além de esclarecer as diversas formas de violência doméstica, o Agosto Lilás serve também para fomentar debates sobre o direito das mulheres, discutindo pontos relacionados à igualdade de gênero, por exemplo. O objetivo de celebrar o mês é justamente dar visibilidade a temas significativos para as mulheres, inclusive, pontuando a importância de se discutir e ampliar os conhecimentos relacionados aos dispositivos legais existentes, sempre primando em como o poder público pode e deve auxiliar as vítimas de violência doméstica.

Marcos e Dona Madalena

“Estamos encerrando agosto homenageando as histórias de vidas dessas mulheres, com suas conquistas, lutas e dedicação. Elas que trabalham, são mães e cuidam de suas famílias, mudando as vidas de todos que estão ao redor, são agentes transformadoras e transmitem essa força em todas as situações do dia a dia, e que, até mesmo diante de violências, se mantém firmes. O “Projeto Elas Inspiram” veio para enaltecer as mulheres de nossa cidade e suas histórias, o que acaba impulsionando e inspirando outras mulheres também”, pontuou a secretária da Semast, Lucianne Rocha.

Na ocasião foram chamadas para o recebimento das placas do “Elas Inspiram”, as seguintes convidadas: Yonara Santos Rocha, Josefa Bispo dos Santos, Maria Gilda Alves, Madalena da Ilha Grande, Maria do Carmo, Josefa Santos de Jesus, Maria Lucia dos Santos, Raissa Oliveira Ribeiro, Simone Gonçalves e Rivalda Santana Santos, todas integrantes do projeto, que retratou a força de dez mulheres sancristovenses que, através das suas vivências, desempenham papéis de referência para outras cidadãs da Cidade Mãe de Sergipe, nas mais diversas áreas de atuação, indo do artesanato, comércio até agricultura e líder comunitária. O prefeito Marcos Santana compareceu ao evento, e frisou a importância do mês, como forma de intensificar as políticas públicas do município em prol da proteção à mulher e aos grupos vulneráveis.

“Quero homenagear aqui todas as mulheres de nossa cidade, e enfatizar que enquanto prefeito, estou trabalhando para conduzir políticas públicas voltadas a todas vocês. O mês de agosto serviu para pensarmos com mais ênfase em como trabalharmos para garantirmos que as mulheres de nossa cidade se sintam mais seguras e tenham o direito a suas vidas garantido. Neste dia de festa, onde estamos entregando as placas do “Elas Inspiram” quero enaltecer essas mulheres que trabalham, vivem e através de seus saberes e fazeres nos inspiram a sermos melhores. Essa singela homenagem é um pouco do que desejo para o futuro de nossa cidade, que essas mulheres sirvam como fontes de inspiração para tantas outras mulheres. Que vocês possam cada dia mais serem livres e aceitas por serem quem são”, enfatizou o prefeito.

Além dos secretários e secretárias do município, participaram do evento os vereadores: Ítalo Macário, Edson Pereira, Pastor Marcos Neves e Rafael do Sucatão.

Simone e Marcos Santana

Raíssa