Agosto dourado: ações em prol da amamentação são intensificadas em UBS de São Cristóvão

23/08/2022 - 18:28 Atualizado há 1 semana



Agosto é conhecido por ser o mês de intensificação das ações em prol do aleitamento materno para os recém-nascidos. Sabendo que amamentar ainda é um desafio repleto de tabus no nosso país, os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde de São Cristóvão tem realizado ações com grupos de gestantes com a finalidade de informar  sobre os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para o bebê.

 

 

 

 

Hoje (23) a atividade foi realizada na Unidade de Saúde Mariano do Nascimento, no bairro Rosa Maria. “A proposta é trazer para as mães a importância do aleitamento materno, como um alimento ouro, rico em nutrientes, proteínas, carboidratos, não sendo necessário nenhum outro complemento, salvo casos específicos. Todo conhecimento passado é muito viável para essas mães. É uma conscientização das mães de que não existe alimento mais rico para seus bebês”, explicou Leide Jane, enfermeira da UBS Mariano Nascimento.

 

 

Leide Jane, enfermeira da UBS Mariano Nascimento

 

 

“Esses eventos são salutares porque temos a equipe multidisciplinar que passa todas as informações específicas de cada área, assim como informações sobre o funcionamento da Unidade, a proposta do Programa Saúde na Família. É um momento ímpar onde trazemos para mais próximo as nossas usuárias, nossos pacientes, e podemos estar em contato direto com eles, de forma individual e com toda a equipe reunida”, explicou Julia Dantas, gerente da UBS Mariano do Nascimento.

 

 

Julia Dantas, gerente da UBS Mariano do Nascimento

 

 

As atividades reúnem a presença do Educador Físico Edmilton Oliveira da Academia da Saúde do município, com alongamento e relaxamento, um fonoaudiólogo com especificidades da área voltadas às gestantes e às puérperas, enfermeiras com palestra sobre a importância do aleitamento materno e estagiários da área da saúde para auxiliar em todo o processo.

 

 

 

 

O público dessas ações é formado também por homens, que são inseridos no processo do pré-natal das gestantes. “Aos poucos estamos tentando trazer os homens para a vida gestacional. O pré-natal para o homem é feito com o acompanhamento dele junto à mulher, para que ele entenda toda a mudança do corpo, mudança hormonal, gerando parceria, e fortificando a importância do pai durante a gestação. Pai não é apenas quando a criança nasce, ele é durante toda a gestação e por isso passamos todas essas informações, ressaltando a importância da família em todo o processo”, finaliza a gerente.

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier