Agentes Municipais de Trânsito são homenageados por seus serviços à sociedade sancristovense

23/09/2021 - 15:47 Atualizado há 15 horas

Para celebrar o Dia Nacional do Agente de Trânsito e também o Dia Municipal do Agente de Trânsito (celebrados no dia 23 de setembro), a Prefeitura de São Cristóvão, através da diretoria da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), reuniu toda a sua equipe no Paço Municipal na manhã desta quinta-feira para homenagear estes profissionais por seus trabalhos prestados à sociedade. O vice-prefeito e secretário de governo e relações comunitárias, Paulo Júnior, representou o prefeito Marcos Santana no evento.

“A relação sociedade e agente de trânsito está amadurecendo. Hoje as pessoas têm mais informação sobre o trânsito e nosso papel, pois não somos mais vistos enquanto profissionais que punem e multam, mas sim educadores. Outro fator que precisamos enfatizar é o desempenho da gestão municipal para com os agentes, onde observamos um trabalho de expansão do nosso reconhecimento diante da sociedade, isto também contribui para que as pessoas nos olhem de outra forma”, pontuou o diretor de trânsito, José Robson Torres, que durante o evento representou a categoria.

Para a agente de trânsito, Benedita Maria Pereira, o reconhecimento social e da própria gestão municipal são fatores preponderantes para uma atuação mais efetiva. “Acho que hoje, a nossa sociedade compreende melhor nossa importância. Me sinto satisfeita e lisonjeada, enquanto agente de trânsito, pelo reconhecimento que as pessoas estão dando ao nosso trabalho”, completou.

Em seu discurso, o superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton José dos Santos cumprimentou tanto os agentes, por seus papeis fundamentais na educação e regulação do trânsito, quanto os demais servidores da administração do órgão. “Reconhecemos os profissionais da SMTT e em especial aos nossos agentes de trânsito, homenageados neste dia, por toda a dedicação com que trabalham. Temos recebido o apoio necessário do prefeito Marcos Santa e do vice-prefeito, Paulo Júnior, todos contribuindo assim para transformar a SMTT num espaço harmônico. Atualmente, os agentes de trânsito são visto enquanto profissionais que orientam e salvam vidas, e esta mudança de olhar é uma construção que vem sendo feita ao longo dos últimos anos”, enfatizou Nilton.

O Dia do Agente de Trânsito acabou também se tornando uma lei municipal em 2019, por indicação do vereador Diego Prado. Ainda em 2018, a Prefeitura de São Cristóvão instituiu o Plano de Carreira e Vencimentos do Cargo de Agente de Trânsito, e através da lei municipal 493/2021 foi instituído o Auxílio-Uniforme para esses profissionais. Durante o evento, Paulo Júnior enfatizou o papel dos agentes no cotidiano da cidade, principalmente, na regulação das leis de trânsito, algo que contribui para uma maior segurança dos sancristovenses.

“Estive ao lado dos agentes e dos servidores da SMTT em 2013, quando o órgão foi destituído, bem como estive ao lado do prefeito Marcos Santana, em 2017, quando a SMTT foi reestruturada e vem trabalhando todos os dias para que pensemos o trânsito enquanto mecanismo importante. Temos uma cidade com dois centros urbanos, o que demanda mais trabalho dos agentes e ainda assim estes profissionais vêm atuando de forma brilhante em nossa cidade. É um desafio que eles cumprem de maneira efetiva e eficiente”, disse o vice-prefeito, que na ocasião sinalizou o início de estudos, por parte da gestão, para a realização de concurso para a categoria. “Esperamos que em 2022 possamos elaborar um concurso para agentes de trânsito, algo que só virá a contribuir ainda mais para nossa sociedade”, concluiu.

Ainda durante a celebração, os profissionais da SMTT de São Cristóvão homenagearam os colegas falecidos devido à pandemia, Normando Daves Lima da Costa e José Augusto dos Santos, entregando placas de reconhecimento pelos serviços prestados aos seus familiares. Além de todos os servidores da SMTT participaram também do evento: o comandante o BPRV, Coronel Denny Ricardo Morais; o comandante da 1ª CIPM, Major Augusto César de Oliveira; o representante da PRF, João Ariston; o presidente do Sindicato Estadual de Trânsito, Leonardo Viana e os vereadores, Rafael do Sucatão, Ítalo Macário e Regi do Rosa Maria.

José Robson Torres

Benedita Maria Pereira