Ações da Prefeitura de São Cristóvão melhoram as vidas dos moradores do Lafayete Coutinho

26/01/2021 - 17:28 Atualizado há 2 dias

Dentro das ações de prevenção de enchentes e para evitar futuros problemas de acessibilidade, a Prefeitura de São Cristóvão finalizou o desvio da rede de drenagem do conjunto Lafayete Coutinho, possibilitando maior conforto aos moradores da região. Os trabalhos compreenderam a limpeza de tubulações e troca de manilhas, o que facilitará o escoamento da água no período chuvoso diretamente para o canal.

A obra foi iniciada em novembro do ano passado sendo concluída no início deste ano, favorecendo centenas de residentes. A partir de agora, a rede de drenagem escoará diretamente as águas fluviais no canal (que divide o bairro Eduardo Gomes e o Lafayete Coutinho). “Além do desvio da rede de drenagem, a prefeitura trocou as manilhas existentes por manilhas maiores, com isto o escoamento será facilitado. Ao todo refizemos 170 metros de manilhas, de 60 cm cada. Além desta troca, também foi realizada uma limpeza interna em toda a estrutura, o que só vem a contribuir para evitar alagamentos no Lafayete Coutinho”, explicou o engenheiro fiscal da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Claudeir Santos.

Claudeir Santos

Segundo Marília Rafaela, moradora do conjunto há sete anos, os alagamentos sempre foram comuns na região. A acessibilidade do Lafayete Coutinho acabava sendo prejudicada, durante o período chuvoso. “Agora é esperar que ao chover não aconteçam mais alagamentos. Tínhamos que andar muito, por trás das ruas pra chegarmos até nossas casas. Esperamos que a obra resolva de vez o problema”, disse.

Para Luís Antony Silva, que trabalha no conjunto, os alagamentos sempre causaram muitos problemas, principalmente, a quem tem ponto comercial. Agora, após a manutenção da rede de drenagem, a expectativa é que não aconteçam mais situações assim. “Quando o tempo fechava e chovia aqui era certo termos enchentes. Criava-se um tumulto até pra se chegar as mercearias, por exemplo. Antes, as sujeiras ficavam acumuladas, nada escoava, mas pelo que vi da obra vai melhorar muito esse quadro. Ainda não choveu em grande quantidade, mas a obra já trouxe um pouco mais de sossego pra nós”, frisou Luís.

Asfalto. A Prefeitura de São Cristóvão também recapeou tanto o Lafayete Coutinho quanto o Tijuquinha. Ao todo foram asfaltados aproximadamente 13 mil m², numa obra que favorece a acessibilidade de motoristas e transeuntes.

Fotos: Dani Santos.