Ação de imunização bivalente contra Covid-19 contempla idosos e profissionais da saúde de São Cristóvão

30/03/2023 - 00:33 Atualizado há 2 dias

Os grupos prioritários acima de 12 anos já podem receber o imunizante bivalente contra Covid-19 em São Cristóvão. E, com o intuito de divulgar a disponibilidade e conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta quarta-feira (29) uma ação de vacinação para o público do município. A ação aconteceu no Salão Paroquial da Igreja da Matriz e também contou com a oferta de testes rápidos e aferição de pressão arterial e glicemia.

O local do evento foi escolhido estrategicamente para levar a vacinação até seu público alvo. Ana Therezinha, gerente da Rede de Frio de São Cristóvão, explicou que a equipe está atenta às limitações da comunidade. Por isso, aproveitou a reunião do grupo de idosos que acontece semanalmente na Igreja da Matriz através da Pastoral da Pessoa Idosa para facilitar a imunização desse grupo, além de ser um local estratégico para atender aos profissionais da saúde, que também fazem parte do grupo prioritário. “Aproveitamos que é um espaço aberto com o interior ideal para convidar toda a população da redondeza que pudesse vir. Os idosos abraçaram a ideia, os profissionais de saúde da Secretaria da Saúde que trabalham aqui perto também compareceram. Então, foi alcançado o objetivo e ficamos muito felizes”, conta.

Ana Therezinha, gerente da Rede de Frio de São Cristóvão

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão,  participou da ação e com a dose bivalente concluiu seu ciclo de imunização contra a Covid-19. Ressaltando o compromisso coletivo de combater a doença, Marcos reafirmou a importância de ser imunizado, o que comprovadamente é a principal solução para a redução da incidência da Covid-19, e convocou os cidadãos: “Aquelas pessoas que estão no grupo de risco precisam urgentemente receber a sua vacina, porque é efetivo e tranquiliza a população, nos protegendo do vírus. É fundamental que a gente tenha essa possibilidade, então quero chamar a todas aquelas pessoas que já são público alvo para virem tomar a vacina”.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Gilvanete Correia foi uma das moradoras que não perderam a oportunidade de cuidar da saúde, sendo a primeira a chegar no local do evento. Participante do grupo de idosos, a mulher de 73 anos já havia se vacinado, mas aproveitou para conferir sua glicemia e aferir sua pressão arterial. “Minha saúde está boa, só preciso controlar o colesterol e as dores no joelho. Mas já tomei todas as vacinas, e agora a moça olhou tudo e já disse que está tudo legal”, comemora.

Gilvanete Correia, integrante do grupo de idosos

Já Carmeluce Batista abraçou a oportunidade da imunização para continuar os cuidados contra o vírus. A moradora conta que cumpriu o isolamento e para ela é muito importante estar segura contra a doença. Em relação à vacina, ela convida o público a se imunizar também, pois foi dessa maneira que sua vizinhança conseguiu se manter protegida. “Eu me sinto muito bem, nunca tive reação que dói, que dá febre, para mim foi maravilhoso”, afirma.

Carmeluce Batista, moradora da região

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, o que inclui a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses da vacina.

A vacinação continuará disponível para os grupos indicados nas unidades de saúde do município. Fazem parte dos grupos prioritários idosos (acima de 60 anos), imunocomprometidos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências permanentes. E, para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS e CPF. No caso dos imunossuprimidos, também é necessário apresentar o relatório médico.

Confira abaixo os locais para garantir a imunização:

📍 Unidades de Saúde do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h, de segunda a sexta:
💉 UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)
💉 UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)
💉 UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)
💉 UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)
💉 UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)
💉 UBS Bruno Kaique (Madre Paulina)

📍 Locais de vacinação, com funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta:
💉 UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado)
💉 UBS Sinval José de Oliveira (Lauro Rocha)
💉 UBS Tânia Santos Chagas (Povoado Colônia Miranda)