Ação da Prefeitura busca conscientizar moradores do Loteamento Nosso Lar sobre descarte irregular de lixo

29/10/2021 - 17:15 Atualizado há 14 horas

Com o objetivo de reduzir o descarte irregular de lixo às margens do Rio Poxim, a Prefeitura de São Cristóvão realizou na manhã desta sexta-feira (29), uma atividade de conscientização com os moradores do Loteamento Nosso Lar. Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) e pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), a ação contou com a distribuição de panfletos educativos e recolhimento do lixo que estava acumulado na região.

Segundo a diretora de Serviços Urbanos do município, Aline Benício, a proposta é que a cada 15 dias as equipes da Semsurb estejam no Loteamento fazendo o recolhimento do lixo que estiver acumulado. A intenção, de acordo com ela, é que este serviço seja levado também para outras comunidades mais vulneráveis de São Cristóvão.

Aline Benício, diretora da Semsurb

“O objetivo principal da ação é minimizar as zoonoses que são causadas pelo acúmulo do lixo na beira do Rio Poxim. Estamos informando à população sobre os dias de coleta do lixo para que não descartem fora do período ideal, disponibilizamos o número do cata-treco, e pretendemos fazer essa ação periodicamente para que não haja esse acúmulo”, informou a diretora da Semsurb.

Diretora de meio ambiente do município, Ana Carla Santos

De acordo com a diretora de meio ambiente do município, Ana Carla Santos, mensalmente as equipes da Semap realizarão visitas à comunidade para reforçar a conscientização sobre a importância de se fazer um descarte regular do lixo. “Essa é uma comunidade que a gente identificou a necessidade de fazer esse trabalho de educação ambiental, por isso elaboramos um plano de ação em conjunto com outras secretarias para atuar neste local. Iniciamos hoje e vamos dar continuidade nos próximos meses”, detalhou.

Simone Santos, vendedora

Para a vendedora Simone Santos da Silva, a atividade de conscientização é fundamental para os moradores da comunidade. “Acho essa ação importante para o meio ambiente e para os moradores. Acredito que todos que residem aqui precisam colaborar porque é algo que vai evitar a proliferação de insetos, protegendo nossa saúde”, apontou.

A ação no Loteamento Nosso Lar também conta com a colaboração da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast), que realizará a atualização cadastral dos moradores, e da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), órgão responsável pela realização de um estudo para melhorar as condições estruturais da região.

Coleta do lixo

A coleta de lixo na região acontece nos dias de terça, quinta e sábado. Dúvidas podem ser sanadas através do (79) 99901-5522.

Fotos: Heitor Xavier