Academia da saúde é inaugurada no conjunto Rosa Maria

15/06/2021 - 18:20 Atualizado há 10 horas

A prefeitura de São Cristovão inaugurou mais uma academia da saúde nesta segunda-feira (14) na comunidade José Batalha de Góes, no bairro Rosa Maria. A academia da saúde possui quadra de esportes com área de convivência, equipamentos pra prática de esportes, banheiros e diversos espaços de lazer construídos com recursos provenientes do ministério da saúde e recursos próprios da prefeitura.

“Esse é um momento muito importante, entregar uma academia de saúde que não é apenas uma praça, mas um equipamento vinculado a uma Unidade de Saúde, supervisionada do ponto de vista do funcionamento, por uma equipe de saúde. Aqui vai ter um educador físico acompanhando todos os moradores para fazerem exercícios físicos. Além disso, haverá uma quadra para que a juventude e os adolescentes possam brincar. Por isso é preciso cuidar, é importante que todos cuidem e exerçam a cidadania em sua plenitude”, enfatizou o prefeito Marco Santana.

Todos os equipamentos serão utilizados pela população e irão contribuir para a promoção da saúde e de um estilo de vida saudável a partir do vínculo com a Unidade de Saúde Mariano Nascimento, responsável pela localidade.

Para Mayra de Oliveira, diretora de Vigilância e Atenção a Saúde, essa é a concretização de um projeto que foi construído por todos. “O primeiro passo foi armar uma tenda aqui e ouvir da comunidade como ela queria que fosse construída a Academia da Saúde. Foi a comunidade nos ajudando a pensar esse projeto desde o início. De forma articulada as ações serão agora  realizadas junto a uma  equipe de saúde e um profissional de educação física, que continuará ouvindo muito a comunidade e irá programar as atividades que serão desenvolvidas aqui”, reforçou a diretora.

Para os moradores do local, o espaço chegou para mudar a realidade local, dando dignidade a todos que alí residem. “Incrível a mudança aqui. Quantas vezes a gente comentava que a gente tinha de entrar em casa com o sapato cheio de lama aqui. Mas isso acabou, pois chegou o tempo da luz para nossa comunidade, o tempo da humanização. Hoje nós estamos sendo tratados como humanos”, afirmou o professor Eduardo Cesar, morador do bairro.

A praça leva o nome ao profissional de Educação Física Sérgio Sousa da Rocha Júnior, que faleceu este ano. “Me sinto privilegiada por saber que meu filho vai deixar aqui sua memória. Hoje sei que meu filho vai ficar lembrado como profissional de educação física, e ele amava muito a profissão dele, trabalhou muito e era um bom profissional. Onde ele estiver essa hora ele deve estar feliz. Agradeço a  todos os que fizeram parte desse projeto, está muito lindo”, afirmou Maria Terezinha Santos, mãe do homenageado.