Academia da saúde é inaugurada no bairro Lourival Baptista em São Cristóvão

08/06/2021 - 17:55 Atualizado há 15 horas

A Praça e Academia da Saúde Gabriel de Souza Filho foi inaugurada nesta segunda-feira (7) na Avenida Lourival Baptista, em São Cristóvão, como um espaço de promoção à saúde. O espaço contou com recursos provenientes do Ministério da Saúde e também com recursos próprios da prefeitura, proporcionando à comunidade uma área de convivência e de atividades físicas com equipamentos e banheiros adaptados.

“Este é um espaço denominado Academia da Saúde, porque não é só uma praça. Faz parte de um Programa do Ministério da saúde que chegou a São Cristóvão após identificarmos a existência desse programa e nos inscrevermos no edital. Hoje provamos que éramos capazes de receber essa verba, executar a obra e manter a função social dela”, afirmou o prefeito Marcos Santana.

O espaço contribui para os cuidados e a promoção da saúde e um estilo de vida mais saudável para a população e de forma mais próxima, aos moradores do bairro Lourival Baptista. Nela haverá a promoção de práticas corporais e atividades físicas, práticas integrativas e complementares, além de práticas artísticas e culturais, e educação em saúde junto à comunidade.

“Fizemos duas academias dessa, a primeira entregamos hoje aqui no Bairro Lourival Baptista, e quinta (9) vamos entregar outra academia da saúde no bairro Rosa Maria. Mas ainda temos muito que fazer aqui no Lorival Batista, como restaurar e revitalizar o ginásio de esporte Lourival Baptista, algo que já estamos fazendo, e revitalizar a Bica dos Picos, obra que iniciará no próximo mês”, enfatizou o prefeito Marcos Santana.

Para Fernanda Santana, secretária municipal de saúde, o espaço representa toda a comunidade e é um direito da população. “Aqui é um espaço que tem o objetivo de atender a comunidade e é um direito à convivência comunitária, à prática esportiva e de lazer e como exercício de promoção à saúde, acolhe a proposta da secretaria municipal de saúde”, ressaltou.

Gilvânia de Sousa, irmã de Gabriel Souza Filho, que foi corredor de atletismo na cidade e dá nome à praça, agradeceu à homenagem.  “Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de estarmos aqui vivenciando este momento tão importante, agradecer ao prefeito e aos demais vereadores que aprovaram essa indicação”, afirmou.

Gilvânia de Sousa, irmã de Gabriel Souza Filho (homenageado)

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Marcos Santana, o vice-prefeito e secretário de governo Paulo Júnior, Presidente da Câmara Municipal Diego Prado, os vereadores ítalo Macário e Marcos Neves, a secretária de Saúde Fernanda Santana, o secretário de infra-estrutura Júlio Nascimento, o secretário da Fazenda Eldro da França e o secretário do meio ambiente, agricultura e pesca Edmilson Brito.