Abertura do São João de Tradição traz muita música e apresentação de quadrilha junina em São Cristóvão

24/06/2022 - 22:18 Atualizado há 1 semana

Na noite de ontem (23), o clima no largo da Estação do Centro de São Cristóvão foi de cores, comida e muita dança com a abertura das festividades do ‘São João de Tradição’. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e contou com apresentações da Banda Natura, Quadrilha Junina Meu Xodó, Douglas Gavião, Dudu Moral e Xote Muleke.

Com um espaço tematizado composto por palco, cenário instagramável, barracas de comidas e bebidas, e todas as características que marcam o período junino, a diretora de cultura e turismo da Fumctur, Elma Santos, conta que o ‘São João de Tradição’ é uma forma da gestão incentivar a festa que é desenvolvida pela comunidade sancristovense. “Esse local foi escolhido por ser um espaço utilizado pela população em atividades juninas como o casamento matuto, então nós tentamos apoiar isso, seja os arraiais de bairro, bem como os festejos em que contemplamos artistas do município. É um São João de Tradição mesmo, um arraial genuíno para lembrar esse costume que é tão nordestino”, disse.

Elma Santos, diretora de cultura e arte da Fumctur

Iniciando a noite, a Banda Natura animou a população trazendo muito forró raiz. Para o empresário e dono do grupo, Seu Mangueira, é muito importante ter uma gestão que valorize o São João tradicional e os artistas locais. “Agradeço ao Prefeito Marcos Santana por sempre olhar para os músicos da terra. Incentivos como esse e a Lei Aldir Blanc são um ótimo apoio para os artistas da cidade e nós precisamos disso”, explicou.

Seu Mangueira, empresário e dono da Banda Natura

Banda Natura

Em seguida, a Quadrilha Junina ‘Meu Xodó’ colocou todo mundo para dançar com uma bela apresentação caracterizada em fantasias de animais. O coordenador Clodoaldo Dórea dos Santos, conhecido como Godô, aproveitou para destacar a volta das apresentações após dois anos de pandemia e considera o momento como uma felicidade enorme. “Como sempre a Prefeitura prestigia o nosso São João e a Quadrilha Meu Xodó está aqui mais uma vez para participar das tradições locais”, comentou.

Godô, coordenador da Quadrilha Junina 'Meu Xodó'

Outro destaque da noite foi o ‘Rei do Piseiro’, Douglas Gavião, que fez todo mundo cantar e dançar arragadinho. Para o cantor é sempre um grande prazer tocar em São Cristóvão por ser um filho da terra e ser abraçado pela gestão e população como um todo. “Me sinto honrado em estar tocando na cidade em que nasci e me criei. É muito difícil um artista local ser valorizado em sua terra e eu sei que sou abraçado em São Cristóvão”, declarou.

Douglas Gavião, o Rei do Piseiro

cantor Dudu Moral

Grupo Xote Moleque

Festejar com segurança

Para manter tudo em ordem, o evento contou também com o apoio dos Bombeiros Civil GSR do município de São Cristóvão, com o foco na proteção e atenção com as solturas de fogos. Segundo o comandante Everton Oliveira, “os fogos são os vilões desse momento, a tradição pode se transformar num risco maior então nós temos que fornecer a melhor segurança possível, São Cristóvão é tradição e cultura”.

Além disso, ele lembra que “ao soltar os fogos é necessário ter uma margem de segurança e nunca soltar em alguém, pois esse alguém pode ser retribuído para você também”.

Everton Oliveira, comandante dos Bombeiros Civil GSR de São Cristóvão

População e comércio

A moradora Simone Santos foi uma das que levou a família para curtir o evento e elogiou os esforços da Prefeitura na ação. “Está sendo uma maravilha, é muito bom ter eventos como esse na cidade em que moro”, concluiu.

Simone Santos, sancristovense

Welson Cavalcante é analista de redes e aracajuano e que também aproveitou para curtir o São João da Tradição. “Eu fiquei sabendo do festejo e vim porque eu gosto muito do São João raiz. Estou curtindo bastante e é muito bacana ver uma gestão que se preocupa com a cultura local”, finalizou.

Welson Cavalcante, analista de redes

Representando o comércio, o vendedor Luiz Fortuna marcou presença e já garantiu que vai participar em todos os dias do São João. “Estávamos aguardando muito por esse São João e a festa está muito boa e o faturamento tá melhorando. É muito bom ter uma Prefeitura que busca engajar o comércio e fortalecer o rendimento”, enfatizou.

Luiz Fortuna, vendedor

Programação

O Dia de São João (24) começa às 13h, com a concentração do casamento dos Tabaréus no bairro Divinéia, cortejo Casamento pelas ruas com Forró Brasões e o encerramento do casamento dos Tabaréus na Estação, às 17h. Em seguida, se apresentam Dj Lucas Moura, Os Manos do Forró, Joba Ralacoxa e Maysa Reis encerra a programação do mês de junho. A programação ainda se estende aos dias 15 e 16 de julho no bairro Eduardo Gomes.

Fotos: Heitor Xavier