2º Tempo: Semed intensifica o aprendizado através do Reforço Escolar nestas férias
A Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue empenhada em proporcionar um ensino de qualidade e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial acadêmico. Com esse objetivo, todas as escolas da rede municipal iniciaram nesta segunda-feira (10) o ‘Reforço Escolar 2º Tempo Aprenda Mais’ para alunos do 2º e 5º ano que apresentaram déficits de aprendizagem.
Serão duas semanas de reforço escolar que possuem a finalidade de intensificar o aprendizado dos alunos, fornecendo um ambiente propício para que eles possam superar as dificuldades encontradas em determinadas disciplinas, em especial Português e Matemática. As aulas acontecem todos os dias, das 08h às 11h, proporcionando um foco nessas áreas fundamentais de forma lúdica e divertida. Todas as escolas municipais estão participando, alcançando um número total de 849 alunos sendo atendidos.
De acordo com a secretária de Educação do município, Deise Barroso, o reforço escolar está trabalhando, especialmente, alunos do 2º e 5º ano devido às avaliações externas que acontecerão este ano, como o SAEB e o Saese. “Em todas as escolas terão alimentação e transporte para os alunos, os profissionais da educação responsáveis por esse reforço são professores que ingressaram na rede que ainda não estão no período de férias, assim como estagiários”.
Segundo a diretora da EMEF Dr. Lourival Baptista, Adriana Lima, os alunos foram selecionados por níveis de acordo com seu déficit de aprendizagem, desde a leitura por sílabas até fluência e interpretação. Os alunos do 2º ano têm dificuldade na leitura e precisam encerrar o ciclo de alfabetização na idade correta, já os alunos do 5º, muitos precisam trabalhar mais a fluência na leitura. Além do foco na língua portuguesa, o reforço é redobrado, também, na disciplina de matemática. “Os professores selecionam os materiais que foram fornecidos pela Semed junto com o nosso material e, a partir disso, elabora-se atividades diárias com eles por meio de brincadeiras”.
Tratando-se do ludismo nas atividades desenvolvidas no reforço, Raquel Ramos, professora do 2º ano, afirma que as atividades desenvolvidas são de forma dinâmica e divertida, para que eles não se sintam cansativos e aprendam se divertindo, além disso, esse trabalho ajudará na consolidação das habilidades esperadas na faixa de idade. “Durante esse período a gente tem um ensino mais individualizado em comparação a sala de aula, devido a quantidade reduzida de alunos. Vamos trabalhar diretamente na dificuldade de cada um, e o nosso objetivo é que eles consigam superar suas dificuldades de aprendizado, no meu caso, com foco na leitura, escrita e alfabetização”.
De acordo com a diretora, Adriana Lima, são 38 alunos frequentando as atividades do Reforço Escolar. No final das duas semanas acontecerão simulados para testar o avanço desses alunos e no encerramento, todos aqueles que participaram, receberão certificação. “Vemos que nossos alunos ganham com isso, o ciclo de reforço escolar continuará quando voltar às aulas e que possamos obter resultados satisfatórios para todos”.
Recentes
Notícias recentes de Educação