100% das Unidades de Saúde são informatizadas em São Cristóvão

18/02/2022 - 19:00 Atualizado há 15 horas



São Cristóvão possui atualmente 100% das Unidades Básicas de Saúde informatizadas. Esse avanço se deu através do Programa Informatiza APS, que faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde. O programa apoia a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país.

 

 

Em São Cristóvão, a Secretaria de Saúde aderiu ao Programa em 2018, quando começou a receber os investimentos voltados à tecnologia da informação e à melhoria da gestão dos serviços de saúde. Segundo Joan Thonpson, Coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de São Cristóvão, os profissionais das Unidades de Saúde receberam tanto os equipamentos quanto o treinamento necessário durante o processo de informatização.

 

 

 

 

“As Unidades que ainda não possuíam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) passaram por um treinamento e receberam os materiais necessários, como os computadores. Além disso, instalamos internet nas unidades, 99% das unidades de saúde do município possuem internet”, explicou ele.

 

 

“Antigamente as informações eram inseridas em uma ficha de papel, tudo era feito a mão e depois era enviado à Secretaria de Saúde para ser digitado no setor do CPD (Centro de Processamento de Dados). Por serem papeis, alguns dados eram perdidos, mas atualmente, com esse sistema já implantado nas unidades, há uma melhoria e uma maior complexidade de informações diante da evolução do prontuário do paciente”, reforça o coordenador.

 

 

 


Ao todo a rede de saúde de São Cristóvão foram investidos 17 notebooks, 21 desktops e em média 150 tablets, que também auxiliam na prestação de serviços em saúde à população.  “Os tablets no município são plataformas usadas pelos Agentes Comunitário de Saúde que vão para a área, recolhem os dados com os usuários em suas visitas, e no final do dia enviam essas informações ao ministério da saúde. À meia noite as informações chegam ao ministério e no outro dia retornam como informação para todo o Brasil, contendo todo o trabalho que eles fizeram em cada área visitada”, explica Paulo Henrique Santos, Técnico de Suporte de Sistema da SMS.

 

 

Paulo Henrique Santos, Técnico de Suporte de Sistema da SMS

 


A informatização das Unidades e a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) também facilita a inserção de informações relacionadas às vacinas, fazendo com que o ConectSUS passe a ser alimentado de uma forma mais rápida, de um dia para o outro. “Com esse sistema implantado em todas as unidades os profissionais automaticamente após receber os dados da vacina já inserem essas informações no sistema, que vai para o Ministério da Saúde”, conclui Joan Thonpson.

 

 

Fotos: Heitor Xavier