Servidores municipais da área licitatória participam de curso com Augusto Rolim

19/02/2021 - 16:51 Atualizado há 1 dia



A Prefeitura de São Cristóvão, através da Controladoria Municipal, realizou na manhã desta sexta-feira, 19, palestra com o especialista em licitações, Augusto Rolim. Colaboradores de todas as secretarias municipais participaram do evento, que discutiu pormenores de processos de trabalho na área licitatória e métodos de facilitação dos trabalhos administrativos dentro da gestão.

Eldro da França (secretário da Fazenda), Josenito Oliveira Santos (secretário da Seplog), Suênio Walttemberg (controlador geral) e Augusto Rolim (palestrante)


Cumprimentando os participantes, o prefeito Marcos Santana reiterou a importância de cursos voltados para o aperfeiçoamento dos trabalhos na gestão municipal. “Recentemente, ao discursar na Câmara dos Vereadores, eu frisei sobre a importância deste tipo de formação para a qualificação dos nossos servidores. Fico muito satisfeito em presenciar esse tipo de curso, que precisa se feito sempre que possível, uma vez que contribui para o planejamento da administração. Quero muito que todos se esforcem e absorvam as informações ministradas. Capacitar nossos servidores faz parte da função estratégica para fortalecer a cidadania”, disse Marcos.


Intitulado “Licitações: Providências de Início da Gestão”, o curso ministrado por Rolim foi direcionado a quem trabalha diretamente com administração pública, no campo da licitação. “É importante trazermos a todos a necessidade de se planejar, algo imprescindível dentro da administração pública. Se os participantes aplicarem as diretrizes propostas no curso, certamente a gestão sancristovense, que já tem atitudes eficientes, ficará ainda mais eficaz”, pontuou Augusto Rolim.

Marcos Santana e o palestrante


Segundo o controlador geral do município, Suênio Walttemberg, a intenção é que mais cursos sejam ofertados em breve. “Tínhamos feito uma capacitação voltada para a parte de sistema, e após esse encontro vimos a necessitar de trazermos outro encontro, desta vez voltado para a área da licitação, ampliando o público. A área de planejamento (e licitação) vem se mostrando muito dinâmica, e a partir de 2020 isso se mostra nas discussões relacionadas à Lei de Licitações”, frisou Suênio, relevando também que já existe no município, a ideia de se formatar um Plano de Capacitações, o que oportunizará rotineiramente mais palestras e encontros na área administrativa.

 


Para a servidora, Maria Inez de Oliveira Gonçalves, a palestra serviu para relembrara processos de trabalho e despertar o olhar para o cotidiano. “Achei importante pela troca de experiência entre as secretarias. Esse encontro veio para reafirmar o cuidado nas contratações, o observar a pesquisa de preço, focando sempre no reforço das funções dos fiscais e gestores de contratos”, finalizou.

 


As secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Fazenda também compuseram a organização do evento.

 


Fotos: Heitor Xavier.