São Cristóvão se prepara para a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi

31/05/2023 - 16:26 Atualizado há 10 horas

No próximo dia 08  deste mês, a comunidade católica comemora a solenidade de Corpus Christi, festa que ocorre 60 dias após a Páscoa e celebra o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Em São Cristóvão, além da procissão e da missa, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) trabalha em conjunto com a equipe organizadora do evento, igreja e voluntários, para manter viva a tradição secular da confecção dos tapetes que cobrem  nove ruas do Centro Histórico para dar passagem ao Santíssimo, que é reverenciado pelos fiéis em procissão.

Serão 1200m de tapetes, confeccionados com derivados de madeira inutilizável, como maravalha e pó de serra, além do sal grosso, pó de café, cascos de sururu e massunim, anilinas e pó xadrez. Todos os tapetes serão ilustrados com vários símbolos que representam temas importantes e urgentes na sociedade, como sustentabilidade, energias renováveis, educação, meio ambiente, redução das desigualdades, além do símbolo da Unesco e dos desenhos, que vão ocorrendo de acordo com a criatividade dos colaboradores.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem europeia e chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.

A confecção dos tapetes é iniciada às 5h e precisam estar prontos até às 14h, antes da missa. Para isso, é fundamental a mobilização da comunidade para participar, como ressalta Vânia Correia, uma das organizadoras da celebração: “Vamos dividir os colaboradores em grupos e encaixá-los nas ruas para acelerar o processo de produção. Não existe um limite de voluntários, por isso contamos com a participação de todos, inclusive transeuntes e turistas”, salientou.

Vânia Correia, organizadora

A missa será realizada às 15h no Largo da Matriz e ao finalizar a celebração os fiéis seguirão em procissão pelas ruas onde estarão os tapetes. Na ordem, os locais por onde o Santíssimo e os fiéis passarão são: Rua Tobias Barreto, Praça do Carmo, Rua Messias Prado, Rua Eng.  Botto de Barros, Almirante Amintas Jorge, Largo do Rosário, Rua do Rosário, Rua Coronel Erundino Prado, Praça São Francisco, Ivo do Prado e por fim o retorno à Praça da matriz para a finalização da celebração religiosa.

O prefeito Marcos Santana destaca a importância do evento para o calendário turístico e cultural da cidade. “Esse é um momento muito importante para São Cristóvão. Para além da importância religiosa, essa é uma construção coletiva que mantém uma tradição secular, atrai turistas, gera emprego e renda”.

Marcos Santana, prefeito

Para Paola Santana, presidenta da Fumctur, o Dia de Corpus Christi é considerado um dos eventos de grande importância no calendário da cidade, pois desde o início da gestão houve a preocupação em manter vivas algumas tradições. “São Cristóvão tem um perfil de tradição religiosa e essa celebração não teria como ficar de fora. Através de um convênio com a arquidiocese conseguimos realizar parcerias para esses eventos maiores, a exemplo da romaria de Senhor dos Passos e o dia de São Cristóvão, que é o padroeiro dos motoristas”, explicou.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

Fotos: Heitor Xavier.