São Cristóvão acolhe profissionais residentes em Saúde Pública

03/05/2021 - 14:44 Atualizado há 6 dias

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recepcionaram na manhã desta segunda-feira, 03, os sete componentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família que passarão a atuar dentro do município. A iniciativa é parceira entre a Prefeitura de São Cristóvão e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Hospital Universitário.

Durante um ano, a SMS passará a contar com dois profissionais de enfermagem, dois de fonoaudiologia, mais dois de Educação Física e um profissional de farmácia a mais, que juntos atuarão tanto in loco, ou seja, nas unidades de saúde da família quanto dentro da própria secretaria. “Recebemos esse apoio com muita alegria porque são mais pessoas para compor o nosso quadro, e contribuir para as linhas de cuidado. Trata-se de uma equipe de suporte multiprofissional que vai na parte de assistência da própria SMS e também em outras áreas”, explicou a referência técnica de Educação Permanente em Saúde da SMS, Daniella Silva Pereira.

Segundo o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Marcus Valerius Peixoto, em 2019 já tinha acontecido um primeiro contato entre residentes e a SMS de São Cristóvão servindo, na época, como porta de entrada para que o Programa de Residência Multiprofissional aportasse no município este ano.

“Agora estamos com residentes em processo de composição curricular. Será um ano dedicado ao município, através desta bolsa do Ministério da Educação, onde estes profissionais vão trabalhar 60h semanais, sendo 40h no serviço direto e mais 20h na parte administrativa. Este grupo já teve um ano trabalhando na Atenção à Saúde e agora, em São Cristóvão, esperamos que estes profissionais desenvolvam competências para atuarem no Sistema único de Saúde (SUS), levando em conta o aprendizado das políticas públicas no cotidiano do serviço de saúde”, pontuou Marcus.

Para o residente, Leandro Jabu, o trabalho perpassará por um conhecimento de área e na sequência uma imersão nos processos de trabalho da SMS. “Esperamos contribuir para a qualidade de vida dos profissionais da Secretaria de Saúde bem como em melhorias na saúde pública do município, atuando para diminuir questões ligadas à vulnerabilidade social, sempre atuando na perspectiva de contribuirmos com a gestão municipal”, finalizou.

Nos próximos dias, os residentes vão começar o trabalho a partir do conhecimento do cotidiano da SMS.

Fotos: Heitor Xavier.