Prefeitura investe recursos em reformas estruturais, ampliação e readequação de escolas

27/01/2023 - 14:32 Atualizado há 1 dia

Ao longo da gestão a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem executado obras que garantem conforto e segurança para funcionários e alunos que fazem parte da rede. Um exemplo desse compromisso é o investimento em reformas estruturais, ampliação e readequação de escolas como a EMEF Agnaldo Silva Santana, localizada no povoado Várzea Grande e as EMEFs Ruth Dulce de Almeida e Dr Martinho de Oliveira Bravo, no bairro Rosa Elze. Os valores investidos totalizam quase R$ 2 milhões provenientes de recursos próprios do município.

Na EMEF Agnaldo Silva Santana a obra consiste na mudança de toda estrutura anterior, portanto, trata-se de um serviço mais amplo. De acordo com Deyse Carinne Oliveira dos Santos, diretora de engenharia e manutenção da SEMED, “um dos princípios básicos para a execução das obras municipais é seguir à risca com os padrões de qualidade, uma vez que precisamos ofertar bem-estar e segurança à população. A escola Agnaldo Silva Santana estava com a estrutura comprometida, o que fez necessária a interdição, por isso um serviço mais abrangente, com climatização, acessibilidade, ampliação de três para cinco salas de ensino fundamental menor, mais creche”, detalhou.

Deyse Carinne Oliveira dos Santos, diretora de engenharia e manutenção da SEMED

O engenheiro civil Gustavo Douglas dos Santos Pereira e fiscal das obras da SEMED destacou algumas mudanças que a população verá com a obra das unidades localizadas no bairro Rosa Elze. “Em ambas as escolas o serviço em execução é a padronização da fachada, readequação de todos os espaços, novo esquema de instalação elétrica e hidráulica, ampliação do número de salas, incluindo rampas e sinalizações de acessibilidade, além da cobertura da quadra, no caso da Dr.Martinho de Oliveira Bravo”, explicou.

Gustavo Douglas dos Santos Pereira, engenheiro e fiscal das obras da SEMED

O engenheiro ainda falou sobre a resposta da população que aguarda ansiosa pelas unidades de ensino que logo estará pronto para uso. “O que eu mais vejo durante o acompanhamento que faço é a expectativa nos olhos dos que moram na redondeza onde as obras acontecem. Muitos estão ansiosos para que os filhos voltem a estudar na escola mais próxima de casa e, o principal, com uma estrutura que outros alunos do município já estão desfrutando”, disse.

Quem confirma as palavras de Gustavo é a professora Silvania dos Santos. Ela é moradora do povoado Várzea Grande, já lecionou na EMEF Agnaldo Silva Santana e está ansiosa para ver o movimento dos alunos no estabelecimento renovado. “Eu estou muito feliz em saber que a nossa escola vai ser reativada e, o principal, com uma estrutura grandiosa. Ter um local confortável é auxiliar ainda mais para que os alunos desenvolvam o cognitivo e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento do município. Pelo andamento da obra já consigo ver tamanha diferença de como era antes e isso deixa o meu coração muito feliz”, exclamou.

Silvania dos Santos, professora

Outras obras realizadas nos últimos anos

Cumprindo com o compromisso de ofertar escolas bem estruturadas e de qualidade à população sancristovense, já foram entregues 30 unidades de ensino totalmente requalificadas, com um orçamento que ultrapassou R$ 4 milhões, além da aquisição de novos equipamentos e mobiliário escolar por meio de um investimento de R$ 6 milhões. Ao longo da gestão também foi investido o valor de R$800 mil em climatização e R$ 550 mil na aquisição de material didático.

Fotos: Heitor Xavier