Prefeitura e IFS alinham parceria para realização de cursos de capacitação nas áreas de agricultura e pesca

25/01/2021 - 15:53 Atualizado há 3 dias

O prefeito Marcos Santana recebeu na manhã desta segunda-feira (25), o diretor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus São Cristóvão, Marco Arlindo, para alinhar uma parceria com a Prefeitura de São Cristóvão visando à realização de cursos de capacitação nas áreas de agricultura e pesca. A reunião contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Edmilson Brito.

Marcos Santana destacou que São Cristóvão é hoje um dos maiores produtores de camarão do estado de Sergipe, e, neste sentido, é necessário que o poder púbico realize ações que promovam uma produção mais qualificada, com a segurança dos produtores e sem degradação do meio ambiente. Além disso, ele detalhou que o município também possui um grande potencial no que diz respeito à agricultura.

Para ambas as situações, o prefeito enfatizou que parcerias como a que está sendo estabelecida com o IFS são fundamentais. “O poder público precisa trabalhar com orientação da academia e de quem tem conhecimento para trazer mais benefícios para o povo. Acredito que para termos grandes projetos é preciso começar com as pequenas partes, e o início dessa parceria é uma destas”, destacou o prefeito.

A intenção foi estreitar laços entre o município e o IFS, para trazer benefícios aos sancristovenses

No encontro, o diretor do IFS informou que apesar de o Instituto estar localizado em São Cristóvão, existia pouca aproximação com o município no passado. Agora, segundo ele, a intenção é estreitar cada vez mais os laços entre o órgão federal e o município para que mais sancristovenses sejam beneficiados com a parceria. “Já recebemos algumas demandas com relação à aquicultura na parte de pesca, maricultura, da cultura do camarão, e vamos levar essa demanda para tentar formular os cursos que atendam essas demandas que o prefeito nos passou”, destacou.

Ele aproveitou a oportunidade solicitar demandas, dentre elas, a instalação da iluminação pública na estrada que liga o Campus São Cristóvão a BR 101, e sobre este assunto, já obteve uma resposta positiva do prefeito Marcos Santana.

“Tivemos uma boa notícia hoje do prefeito, onde ele informou que já autorizou a Energisa a realizar a iluminação pública que liga o Campus à BR 101, uma extensão de quase 2 km. É algo que a gente vem há mais de uma década buscando e que é uma conquista muito grande. Vai melhorar a segurança na região. No geral, tivemos uma conversa muito boa e tenho certeza que essa é uma parceria que tem tudo para trazer benefícios tanto para o Campus, quanto para o município”, afirmou o diretor.

O diretor também parabenizou o trabalho realizado pelo gestor municipal nos últimos quatro anos, destacando que, através das ações da Prefeitura, Marcos tem recuperado a autoestima dos sancristovenses.

Marco Arlindo, diretor do IFS

Para o secretário da Semap, Edmilson Brito, a parceria renderá bons frutos para os agricultores e trabalhadores da área da pesca. “Queremos o apoio deles para implantar algumas hortas aqui em São Cristóvão e o apoio técnico na formação dos agricultores e pescadores. Vamos dar continuidade a esse diálogo para que possamos colocar isso como prática, fortalecendo cada vez mais a agricultura, pecuária, aquicultura e tudo aquilo que esteja ligado aos trabalhos que o IFS possa realizar em nosso município”, explicou o secretário.