Prefeitura de São Cristóvão apoia ação da Associação de Catadores de Recicláveis

06/05/2021 - 14:57 Atualizado há 13 minutos

Na manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura de São Cristóvão, através da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), marcou presença na reunião com as trabalhadoras da Associação de Catadores de Recicláveis de São Cristóvão. O encontro, que aconteceu na sede provisória do órgão, localizada no Loteamento Lauro Rocha, contou também com as presenças dos representantes do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (CONSBAJU).

Segundo a diretora da Associação de Catadores de Recicláveis de São Cristóvão, Diana Santos, a reunião teve como foco uma conversa com os moradores do Loteamento Lauro Rocha, levando em conta a necessidade das pessoas aprenderem sobre descarte e coleta seletiva. “Estamos respeitando o distanciamento social, mas indo até as pessoas que moram na vizinhança de nossa sede conversar sobre a coleta seletiva e a importância. É um processo de conscientização, onde estamos dando o primeiro passo, e só após isto é que iremos avaliar o que essas pessoas pensam e sabem sobre se praticar a coleta seletiva”, explicou.

Diana Santos

Segundo o superintendente do CONSBAJU, Evaldino Calazans, o processo de preparar a população significa o início da mudança no processo de se pensar o lixo enquanto descarte. “Essa reunião de hoje é um desdobramento de outros encontros que já tivemos com os catadores e catadoras de São Cristóvão. O que estamos presenciando agora é a continuação dos trabalhos entre a Prefeitura de São Cristóvão e o grupo de catadores da cidade. Estamos preparando a população, onde através da educação vamos trilhar nossa meta que é a diminuição de resíduos oriundos de suas casas”, disse Evaldino.

Evaldino Calazans

Na ocasião, o secretário da Semap, Edmilson Brito, elogiou os trabalhos do grupo de catadores dentro de São Cristóvão, enfatizando a importância destes profissionais em ajudar o meio ambiente. “Esse processo de aprender e ensinar a população se faz importante, porque o descarte de lixo e o recolhimento de recicláveis devem ser pensado de forma regular e correta. O município está se preparando para novos projetos e apoiar causas deste tipo. Neste momento estamos trabalhando na criação de um projeto para a implantação de dois pontos fixos de coleta seletiva de lixo, em locais propícios para esse descarte”, informou.

Edmilson Brito

Fotos: Dani Santos.