Prefeitura adquire reservatórios para potencializar o programa Águas de São Cristóvão nos povoados do município

03/02/2021 - 17:34 Atualizado há 1 hora

Dando continuidade ao planejamento de levar água aos povoados do município por meio do programa “Águas de São Cristóvão”, a Prefeitura de São Cristóvão e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), realizaram a aquisição de quatro reservatórios de água que serão instalados no Loteamento Lauro Rocha, e nos povoados Novo Horizonte, Aldeia e Ingazeira. Toda essa ação já beneficiou mais de 600 famílias, e a instalação das caixas de água marcam a conclusão do programa nessas localidades.

“Os moradores destas comunidades já são abastecidos com a rede de distribuição que construímos, e a implantação dos reservatórios é o último passo nesse trajeto. Nós estamos colocando os reservatórios para algum caso de urgência, como possíveis manutenções na rede que possam interferir no fornecimento direto nas casas dos moradores. Ou seja, estamos avançando cada vez mais na segurança hídrica que queremos para o nosso povo”, disse o prefeito Marcos Santana.

Prefeito Marcos Santana

De acordo com o prefeito, a proposta do programa é garantir que 100% das comunidades de São Cristóvão sejam atendidas com água em abundância e de boa qualidade.

Segundo Carlos Melo, diretor-presidente do SAAE, foram adquiridos três reservatórios de 20.000L e um de 10.000L, que além de armazenar água, vai também regularizar as variações entre as vazões de adução e de distribuição e condicionar as pressões na rede de distribuição. “O nosso investimento aqui é de aproximadamente R$ 80 mil. Além dos reservatórios em si, vamos construir também os pedestais de sustentação, um em cada localidade”, explicou Carlos Melo.

Carlos Melo, diretor-presidente.

Ainda de acordo com ele, todo o processo de abastecimento de água foi feito por etapas. Primeiramente é feita a perfuração do poço, depois a construção da rede de abastecimento, na sequência é criada as ligações da rede com as casas, e a última etapa é a implantação do reservatório na rede.

Próximas localidades

Buscando atender as necessidades das comunidades, o Programa “Águas de São Cristóvão” segue sendo executado, e a próxima localidade contemplada será o povoado Carmo. Lá, já foi realizada a perfuração do poço, e atualmente se encontra na fase de instalação da rede de distribuição. Os povoados Parque Santa Rita, Alto do Bernardo e Batista também estão no planejamento.

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos