Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contribui para realização de projeto social em São Cristóvão

01/06/2023 - 18:37 Atualizado há 1 hora

A Prefeitura de São Cristóvão e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) vêm promovendo mudanças significativas na vida de crianças e jovens, sobretudo por meio da destinação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Contemplado por meio de edital, quem recebeu este apoio financeiro foi o Instituto Vó Cidália Jesus o Pão da Vida (IPAVI), fortalecendo assim o seu Projeto Social "Praticando Esporte, Vencendo na Vida".

Géssica Silva é membro da Comissão Permanente do Chamamento Público n°001/2022 e, juntamente com a equipe, vem acompanhando de perto a execução do projeto. “Este edital é uma demonstração clara do compromisso da administração municipal com o investimento na formação e no futuro das crianças e jovens sancristovenses. A parceria entre o instituto e o poder público consolida projetos sociais que visam transformar vidas e construir uma sociedade mais igualitária. Um exemplo são estas iniciativas, que contribuem para a ampliação das atividades, neste caso esportivas, beneficiando um número ainda maior de crianças e jovens do município”, afirmou.

Géssica Silva é membro da Comissão Permanente do Chamamento Público n°001/2022

De acordo com a diretora administrativa do IPAVI, Edjane Melo, reforça que este repasse feito pela Secretaria de Assistência Social foi realizado através de um edital do CMDCA e “por meio dele estamos executando uma oficina de futebol. Atendemos 40 crianças do povoado Parque Santa Rita, Recreio dos Passarinhos e Aningas. O propósito é levar conhecimento e tirar várias crianças e adolescentes de uma situação de drogas, criminalidade e vulnerabilidade. Por isso, aqui dentro da instituição eles participam não só do futebol, mas de diversas outras atividades”, explicou.

Edjane Melo, diretora administrativa do IPAVI

O professor de educação física, Daniel Santos, enfatizou a importância do apoio ao IPAVI para expandir as possibilidades no âmbito esportivo e, principalmente, para afastá-los de situações de violência e drogas. “Eu não canso de falar com os meus alunos sobre a  importância do esporte para a construção de um cidadão melhor e a importância da atuação do poder público para nos ajudar a viabilizar os projetos com mais qualidade.  A maioria dos jovens daqui estão na pré-adolescência e precisamos distanciá-los das drogas, precisamos fazer com que saiam e aprendam a prática dos fundamentos do esporte, principalmente respeito e disciplina”, disse.

Daniel Santos, professor de educação física

A iniciativa do IPAVI tem sido amplamente reconhecida pelos moradores de São Cristóvão, principalmente para os familiares que acompanham as oportunidades proporcionadas aos seus filhos. É o caso da dona de casa Verônica Matos, mãe de um dos beneficiados com as aulas de futebol. “Eu sou testemunha dos benefícios sociais e principalmente pessoais trazidos pela prática esportiva na vida do meu filho. Através dessa oportunidade eu vejo os horizontes dele sendo ampliados, percebo o interesse inclusive por seguir a profissão de jogador. Agradeço muito à Prefeitura por trazer este benefício aos jovens, para que nossa cidade tenha um futuro melhor”, avaliou.

Verônica Matos, dona de casa

Empolgado, o estudante e integrante do projeto, Jhonata Tavares Santos, opina sobre a importância da oficina e agradece à gestão pela oportunidade de fortalecer o projeto.  “Eu compartilho aulas com vários meninos e meninas que possuem o mesmo sonho, que é o de não passar dificuldades e dar um futuro melhor para a família. Eu desejo vencer na vida e almejo um futuro no esporte, inclusive já participei de jogos fora daqui e  estou tentando vaga em outros clubes. Para os meus pais esse projeto é a extensão da minha casa, uma segunda família e eu só tenho a agradecer ao instituto e a Prefeitura”, agradeceu.

Jhonata Tavares Santos, estudante

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos