Fórum de Guarda Responsável de Animais Domésticos é realizado pela Prefeitura de São Cristóvão

26/11/2021 - 17:10 Atualizado há 1 dia



Aconteceu nesta sexta-feira (26) no Salão do Paço Municipal de São Cristóvão o 1º Fórum de Programa Municipal de Guarda Responsável de animais domésticos, que busca promover melhorias à causa animal. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Sergipe junto a comissão de direito dos animais da OAB, a ONG Elan - Educação e Legislação Animal e a Polícia Militar.

 

 

Segundo Elis Correia, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, o fórum convida as pessoas que apoiam a segurança dos animais. Nele, foram apresentados as contribuições que já foram feitas no município, as parcerias firmadas e que o público também tenha espaço para dar ideias. 

 

“Esse fórum é o pontapé inicial de uma caminhada que queremos fazer de mãos dadas com todas as partes envolvidas. Um programa como esse não acontece numa via só, quando há união entre o poder público e as ONGs nós temos muito a avançar, estamos aqui para colocar a Prefeitura a disposição dessa parceria e dessa caminhada com essas pessoas sensíveis a causa”, comenta a coordenadora.

 

Elis Correia, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde

 

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, da advogada e presidente da comissão de direito animal da OAB Sergipe, Danielle Ferreira, do professor e assessor do reitor da UFS, Jodnes Vieira, da subcomandante da primeira companhia independente da polícia militar, capitã Maria Santos, o representante da UFS Ambiental, Genésio Tamara, da presidente da ONG Elan - Educação e Legislação Animal, Nazaré Moraes e do representante da câmara de vereadores, o vereador Thiago Corrêa.

 

O prefeito Marcos Santana agradeceu a participação de todos presentes e aqueles que auxiliaram na elaboração da lei municipal nº 488/2021 que institui o ‘Projeto de Guarda Responsável: Saúde Ambiental e Respeito à vida animal’, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. “Que a partir desse fórum e parceiras nós possamos ampliar cada vez mais e ter em São Cristóvão um exemplo de política da defesa animal efetiva”, disse o prefeito.

 

prefeito Marcos Santana

 

Contribuições

 

Para Nazaré Moraes, presidente da ONG Elan - Educação e Legislação Animal, o fórum é algo inédito e espera que os resultados sejam promissores. “Os animais que hoje são vítimas de criminosos e que se tornam problemas de segurança e saúde pública precisam se transformar em benefício para cada município porque eles têm grande potencial, podendo se transformar em geradores de renda pois uma vez cuidados e adotados por pessoas responsáveis estes os transformam em consumidores e aí sim se tornam geradores de renda, de amor e carinho”, finaliza.

 

Nazaré Moraes, presidente da ONG Elan - Educação e Legislação Animal

 

Já a advogada Danielle Ferreira destaca que a iniciativa é algo novo no estado de Sergipe. “Destacamos a importância de um evento como esse porque as pessoas que militam em favor aos animais preenchem a lacuna onde o poder público não pode chegar. Esperamos contribuir de uma forma efetiva em relação a conscientização e acima de tudo, uma caminhada na construção de políticas públicas ela vai partir do poder público com o auxílio da coletividade”, concluiu. 

 

advogada Danielle Ferreira

 

Por fim, o professor Jodnes Vieira elogiou a cooperação entre a UFS juntamente com a Prefeitura através da Secretaria da Saúde. "Nesse acordo a Prefeitura vai ceder três veterinários bolsistas para o programa de especialização para trabalhar dentro do hospital veterinário e também assistir a comunidade de São Cristóvão. Estamos também em processo de finalização e a partir do ano que vem iremos abrir nossas portas ainda mais para a comunidade, o hospital vai ter ações principalmente com as castrações devido a alta demanda e com isso, enfim, o hospital vai estar de portas abertas”, termina o assessor.

 

professor Jodnes Vieira

 

Fotos: Dani Santos