Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social de São Cristóvão acompanham áreas de risco e famílias atingidas pelas fortes chuvas no município

23/05/2023 - 18:49 Atualizado há 4 dias



 

 

A prefeitura de São Cristóvão, por meio da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas) está vistoriando desde a última segunda-feira (22) as áreas afetadas pelo grande volume de chuvas dos últimos dias e oferecendo apoio às famílias afetadas pelo fenômeno climático. Somente ontem o município registrou uma precipitação de  82 mm e, segundo a meteorologia, a previsão é de chuva até o próximo domingo (28). Até o momento não há registro de ocorrências graves. 



O coordenador da Defesa Civil, Luciano Silva, destaca que, nesse momento, a principal preocupação é monitorar as encostas para reduzir os riscos para as pessoas. 

"Viemos fazer uma vistoria nas casas para realizar esse trabalho de fiscalização nas casas que não conseguimos ontem. Por enquanto, nossa preocupação são as famílias, para garantir a segurança até domingo”, pontuou. 



Até o momento, seis famílias que residem no Alto Santo Antônio foram preventivamente retiradas de suas moradias, por questão de segurança. As pessoas atingidas estão sendo acompanhadas pela Semas. Algumas optaram por ficar  alojadas na casa de familiares, outras vão receber o aluguel social, oferecido pela gestão municipal, como explica a coordenadora de programas especiais da Semas, Maria Helena Fortes. 



“O aluguel social é um benefício garantido pela lei municipal para famílias que, por conta de situação de calamidade, precisem ser retiradas de suas moradias. A partir do momento em que a defesa civil identifica que a área é de risco, as famílias em situação de vulnerabilidade passam pelo acolhimento da equipe de assistência e recebem o aluguel social por três meses, prorrogáveis por mais três, para sair do local de risco e alugar um lugar seguro”. 

 

 

Maria Helena Fortes (esquerda)



Além da ocorrência no Alto Santo Antônio, as equipes também monitoram algumas localidades em que foram registrados deslizamentos, inundações e quedas de muros. A Defesa Civil de São Cristóvão está atenta às ocorrências em função da chuva. Para acionar o órgão basta entrar em contato pelo telefone (79) 99975-4412.