Casa das Culturas Populares de São Cristóvão inicia uma nova exposição em homenagem aos Santos Juninos

31/05/2023 - 17:55 Atualizado há 3 horas



 

Os Santos Juninos são, para além dos festejos, importantes para a cultura religiosa e fazem parte da fé sancristovense, estando presentes nos costumes e tradições da cidade. Sendo assim, com o objetivo de fomentar ainda mais a devoção e cultura do povo de São Cristóvão, a Prefeitura, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) abriu nesta quarta-feira (31) mais uma exposição em homenagem aos santos. 

 

Essa mostra cultural que existe desde 2017 é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre os santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro, que são venerados durante as festividades juninas. A Casa das Culturas Populares estará em funcionamento com a exposição até o dia 03 de julho, de terça a domingo começando às 09h e encerrando às 17h. 

 

Para Maria Glória Santos, coordenadora da Casa das Culturas Populares, a exibição faz parte de um conjunto de ideias para trazer de volta os bens culturais de um povo que estava adormecido, sentia-se que as pessoas estavam perdendo a ligação da sua devoção, da sua cultura; e com a mostra, viram a possibilidade de devolver o sentimento de valorização e devolução desses bens. “Para essa realização, é uma série de pessoas que participam, é toda equipe da Casa de Culturas Populares e, também, de Sandra Rodrigues Santana, primeira dama da cidade, artista plástica e professora de artes. Ela é a peça chave para o acontecimento da exposição. Nos ensina elementos artesanais, este ano, por exemplo, ela promoveu  uma oficina para fazermos flores, para arrumar o espaço, entre outras artes colocadas aqui no local”. 

 

 

Maria Glória Santos, coordenadora da Casa das Culturas Populares

 

 

O primeiro público recebido na apresentação dos Santos Juninos, foi uma turma de alunos da Escola do Lar Imaculada Conceição (Elic) que na ocasião aprenderam mais sobre a arte que envolve toda a exposição, a cultura evidenciada nessa época junina, além de saber um pouco mais sobre os Santos homenageados. Para Eleci Fraga, professora da turma, é um momento “para que eles possam ter o conhecimento da história, é uma cidade que tem tradição, então as crianças têm que ter esse contato desde cedo, isso faz toda a diferença para o crescimento deles, para o sentimento de pertencimento deles”. 

 

 

Momento em que a turma cantou músicas do perídodo junino com a  professora Eleci Fraga à esquerda da foto nas palmas 

 

 

Segundo Maria Glória Santos, à noite o espaço irá receber o grupo Caceteiras e fazer a abertura oficial dos festejos juninos em São Cristóvão. “A vontade é que as pessoas que transitam por essas ruas, estudantes, visitantes, entrem em nossa exposição, se identifiquem e se reconheçam”, finaliza a coordenadora da Casa de Culturas Populares. 

 

 

Confira mais fotos da exposição:

 

Iamgem de São João 

 

 

Imagem de São Pedro 

 

 

Imagem de Santo Antônio 

 

 

 

Fotos: Dani Santos