Alunos da rede municipal participam da Prova Saeb 2021

22/11/2021 - 17:06 Atualizado há 1 dia

Começou nesta segunda-feira (22) a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas municipais de São Cristóvão. Os exames serão aplicados até o dia 01 de dezembro, em 23 instituições de ensino locais que possuem alunos dos 5° e 9° anos do ensino fundamental. A avaliação tem o intuito de realizar um diagnóstico da educação básica e os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Na manhã de hoje, as provas foram aplicadas na EMEF São Cristóvão e EMEF Cláudio Meireles. Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, mais de 1200 alunos serão avaliados durante todo o período de aplicação do exame. Ela detalha que, para isso, a Semed fez toda a preparação para que os estudantes se sentissem seguros.

“Nós estamos no segundo ano de pandemia e esses alunos passaram boa parte desse período com aulas online, mas nós não desistimos, falamos muito no ‘esperançar’, no sentido de nunca desistir. Até a semana que antecedeu o início das avaliações nós buscamos levar conhecimento para os alunos”, pontuou a diretora.

Deise Barroso, diretora pedagógica

Ela destacou que foram promovidas aulas de reforço, no contraturno, plantões pedagógicos, simulados e aulões com revisão dos assuntos de Língua Portuguesa e Matemática. “Temos a esperança e a expectativa de que fizemos um bom trabalho e que vamos colher bons frutos. Buscamos tranquilizar os alunos porque eles estão bem preparados. Agora é só esperar os resultados”, completou Deise.

Alunos

E toda a preparação ofertada pela Semed deu certo, conforme apontou a aluna Mary Gabrielle Costa, do 9° ano da EMEF São Cristóvão. “Chegamos muito preparados para fazer a prova porque tivemos aulões e simulados que nos ajudaram muito. Achei a prova muito fácil, até a de matemática estava tranquila”, avaliou.

Mary Gabrielle, aluna da EMEF São Cristóvão

O sentimento dela também foi compartilhado pelo aluno Lucas Dantas, que também está no 9° da EMEF São Cristóvão.  “Tudo que estava na prova as professoras passaram nos aulões, então eu já estava preparado. Acredito que me saí bem”, declarou.

Aulões

Na última sexta-feira (19), os alunos da EMEF São Cristóvão participaram de um aulão preparatório para a prova. A atividade que aconteceu no Paço Municipal reuniu cerca de 60 estudantes do 9° ano, que puderam tirar dúvidas a respeito de assuntos envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O diretor da escola, Arilúcio Espinheiro destacou a importância destes momentos de preparação. “Procuramos da melhor forma possível dar subsídios para eles realizarem a prova do Saeb não de uma forma metódica, mas por meio dessas atividades como os aulões e simulados.  Em 2019 a escola ficou em 1° lugar no município no nível fundamental II, e esse ano a expectativa é das maiores”, declarou.

Diretor da escola, Arilúcio Espinheiro

Na próxima quarta-feira (24) será a vez dos alunos da EMEF Josinalva Santos receberem as últimas orientações antes da realização do exame. A atividade acontecerá no SergipeTEC.

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos